Loading


Barriga chapada, já! 5 receitas com melão para incluir na dieta e reduzir medidas

na categoria Imprensa, em
Melão

E se você puder comer algo doce, refrescante e que ainda te ajude a acabar com as gordurinhas? Pra quem busca o corpo perfeito, o MELÃO é um ótimo aliado à dieta para redução de peso e medidas. “Doce, muito hidratante e rico de vitaminas e minerais, ele tem baixa caloria, ajuda a reduzir a vontade de comer doces e pode ser levado como lanche ou usado no preparo de bebidas leves e refrescantes”, afirma Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Por ser composto por 90% de água e muitas fibras, o melão favorece a saciedade, ajuda a hidratar e ainda combate a retenção de líquidos e o inchaço – um dos vilões contra a barriga chapada. “Isso tudo, combinado a uma alimentação balanceada e exercícios, favorece a perda de peso de forma nutritiva e saudável”, explica. No verão, a fruta é ainda melhor: ajuda na reposição de potássio e magnésio, minerais que perdemos pelo suor.

A dica é apostar na fruta in natura, fresca ou até em sucos refrescantes, para enfrentar o verão sem culpa. Pra facilitar o consumo, vale picar o melão e guarda-lo em potes pequenos na geladeira (por até 3 dias). No consumo diário de frutas (três porções por dia – variadas), uma porção de melão corresponde a 1 fatia de 2cm de espessura (100g com a casca) ou 1 xícara de chá da fruta picada.

Palitinhos de melão em cubos com tomate cereja e folha de hortelã também são ótimos aperitivos. Vale guardar a fruta congelada e bater no liquidificador, fazendo um sorbet naturalmente doce, arriscar saladas, ou na tradicional entrada de melão com presunto. Aposte nas dicas como lanches entre refeições, café da manhã, lanche da tarde ou até como sobremesa. “A fruta é refrescante e pode ser consumida a qualquer hora do dia, principalmente a tarde, para driblar o calor e hidratar”, indica Renata.

Variedade é o que não falta na hora da escolha; são 6 tipos de melão: Orange, de polpa doce e alaranjada, com casca lisa e bem amarela; Amarelo, de polpa doce e esbranquiçada, com casca de um amarelo vivo e sabor mais neutro; Gália, de polpa esverdeada e casca amarela, com sabor e aroma mais delicados; Cantaloupe, tem casca clara e a polpa bem alaranjada, é uma das variades mais aromáticas, sendo seu sabor bem adocicado, Matisse, de cor esbranquiçada, tanto na polpa quanto na casca, que tem tiras esverdeadas em sua superfície e Pele de sapo, o nome se dá por sua casca verde escura manchada. Sua polpa é branca e doce.

Além de ajudar a conquistar uma barriga chapada, o melão ainda é antioxidante, faz bem para pele, olhos e sistema imunológico, controla a frequência cardíaca, diminui a pressão e auxilia na TPM e menopausa.

Confira as receitas práticas da Nutricionista Renata Guirau:

Água aromatizada com bolinhas de melão

Ingredientes:

½ melão médio

2 colheres de sopa de folhas de hortelã

1 litro de água gelada

Modo de preparo:

Com a ajuda de um boleador de frutas, faça bolinhas de melão e leve ao freezer. Acrescente as bolinhas congeladas e as folhas de hortelã na água gelada. Após meia hora, é o tempo ideal para consumo.

Frozen de melão

Ingredientes:

2 xícaras de melão congelado

1 colher de sopa de folhas de hortelã picadas

2 kiwis

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Se quiser bater o kiwi também congelado, formará um creme para ser consumido de colher.

Salada de rúcula com melão

Ingredientes:

1 maço de rúcula

Sumo de 1 laranja

1 xícara de melão em cubos

1 xícara de tomates cerejas fatiados ao meio

Sal, azeite e pimenta rosa a gosto

Modo de preparo:

Lave a rúcula e misture os tomates e o melão em cubos. Tempere com o sumo de laranja, azeite, sal e pimenta a gosto.

Suchá diurético

Ingredientes:

½ litro de água

1 colher de sopa de folhas de chá verde

1 xícara de chá de casca de melão picada

1 xícara de chá de polpa de melão batida

Modo de preparo:

Aqueça a água com a casca do melão até que levante fervura. Desligue o fogo e acrescente as folhas de chá verde. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Em seguida, coe e leve para gelar. Acrescente a polpa do melão e sirva em seguida.

Picolé de melão

Ingredientes:

1 xícara de chá de melão picado

1 xícara de chá de água de coco

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador. Coloque em forminhas de picolé e leve ao freezer.