Loading


CORDEIRO: proteína do bem aumenta rendimento físico, mantém massa muscular e previne anemia

na categoria Imprensa, em
Cordeiro

Pra quem não abre mão do consumo de carne e, ao mesmo tempo, segue uma alimentação saudável, a pedida ideal é: CORDEIRO. Com sabor marcante, a carne vermelha é ideal para atletas ou para quem segue uma rotina fitness. Considerada uma proteína do bem, ele aumenta o rendimento físico, mantém a massa muscular e ainda previne anemias, entre outros diversos benefícios.

Para enfrentar a rotina de exercícios com força, resistência e disposição, o cordeiro garante diversos benefícios especiais: seu alto teor de proteína de qualidade– 26 % cozido, traz todo os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do corpo. Além disso, segundo a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, as grandes quantidades de creatina dão mais força e a taurina, também benéfica para os músculos, é produzida por meio da ingestão de proteínas potentes como o cordeiro. O aminoácido beta-alanina, que o organismo utiliza para a produção de carnosina (uma substância que é importante para a função muscular) também aparece para diminuir a fadiga e potencializar o desempenho na malhação. “Por tudo isso, a carne pode ser uma grande aliada na alimentação saudável, principalmente para atletas ou fisiculturistas”, explica.

E, não para por aí…A vitamina B12, por exemplo, auxilia na longevidade e tem funções antioxidantes. O selênio atua no reforço do sistema imunológico e o zinco ainda garante a produção das enzimas necessárias ao metabolismo. Precisa de energia?! Sua niacina vem para garantir o bom equilíbrio do metabolismo energético e protege o coração de doenças. Para os ossos? Cordeiro também tem fósforo. Ferro, claro, é o principal item no combate à anemia.

A quantidade é variável de acordo com o peso e atividade física de cada pessoa, mas segundo a profissional, 2 porções de 100g de carne de cordeiro seriam suficientes para uma pessoa de 70kg que pratica atividades físicas. “Em geral, almoço e jantar são os horários em que as carnes são melhor aceitas, mas algumas pessoas podem incluir uma porção a mais desse alimento no lanche da tarde ou pós-treino”, indica Renata Guirau.

Não há restrições para crianças e idosos, mas, para facilitar a mastigação, o ideal são cortes menores e preparações com molhos. Além disso, seria contra indicado apenas para pessoas alérgicas, o que é raro.

Dicas de consumo: em casa, a carne deve ser consumida em até 3 dias. Caso queira aumentar a validade, o ideal é congelar (até 30 dias). Uma vez descongelada, a carne não pode ser recongelada crua (deve ser assada, para então poder ser congelada novamente).

Aproveite as receitas:

Filé de cordeiro fácil

Ingredientes

8 bifes de filé de cordeiro

2 colheres de chá de sal

1 colher de chá de gengibre em pó

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Modo de preparo

Tempere os bifes com o sal e o gengibre em pó. Em uma frigideira com o azeite aquecido e grelhe os bifes até dourar de maneira uniforme.

Cordeiro cítrico

Ingredientes

1kg de costela de cordeiro

3 ramos de tomilho fresco

2 dentes de alho moídos

100 ml de vinho branco

Suco de 3 laranjas

Raspas de 1 limão

3 colheres de sopa de mel

1 colher de sobremesa de shoyu

4 colheres de sopa de azeite extra virgem

40g de manteiga sem sal

Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo:

Tempere os pedaços de costela com as raspas de limão, o tomilho, o shoyu, o sal, a pimenta do reino e três colheres de sopa de água. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas.

Misture o suco de laranja com o vinho e o mal. Leve para o fogo, cozinhando até reduzir o volume pela metade.

Enquanto isso grelhe os pedaços de costela já temperados.

Após bem cozidos, sirva acrescentando o molho de laranja por cima de cada porção.

Cordeiro na panela de pressão

Ingredientes

02 peças de lombo de cordeiro

04 dentes de alho moído

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

2 tomas médio maduros

1 cebola média picada

½ pimentão verde picado

Coentro e alecrim frescos a gosto

½ xícara de molho shoyu

1 xícara de vinho tinto

1 xícara de passata de tomate

Azeite extra virgem

Modo de preparo

Tempere o cordeiro com o alho, o sal e a pimenta do reino. Deixe descansando na geladeira por duas horas. Misture a cebola, os tomates, o pimentão, o alecrim e o coentro. Aqueça o azeite na panela de pressão e acrescente a mistura dos vegetais.

Quando estiver bem refogado, acrescente as peças de lombo temperadas, cozinhando para fazer a selagem das peças. Em seguida, acrescente o vinho, o shoyu e a passata de tomate. Feche a panela e deixe cozinhando por cerca de 30 minutos.

Sirva com batatas assadas ou arroz branco.