Loading


Ghee: 11 motivos para inserir a manteiga clarificada no seu cardápio saudável

na categoria Imprensa, em
manteiga

Ser saudável já é premissa para a maioria dos brasileiros, e isso, todo mundo sabe – segundo a Euromonitor Internacional, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. Em paralelo a isso, o relatório The Top 10 Consumer Trends for 2017, apontou que 79% dos consumidores já substituem produtos convencionais pelos mais saudáveis.

Mas, sabia que alguns alimentos podem ser substituídos por suas versões mais saudáveis? A queridinha, que entrou de vez para as refeições de celebridades e pessoas com estilo de vida saudável é a manteiga clarifica, ou Ghee, como também é chamada.

Segundo a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, motivos é que não faltam para torna-la item indispensável à mesa. “Ela vem como uma opção mais saudável, ideal para substituir a margarina/manteiga comum, e traz diversos benefícios nutricionais, além de propriedades terapêuticas” afirma a profissional. Seu diferencial está nos ácidos graxos (as moléculas químicas das gorduras), formados por componentes que favorecem a produção do colesterol bom e não do colesterol ruim, como ocorre com as margarinas, por exemplo.

A manteiga clarificada é um óleo puro, extraído da manteiga natural, sem toxinas, sal e lactose, o que faz com que ela não cause a indesejada retenção de líquidos, por exemplo, e ainda possa ser consumida por pessoas com Hipolactasia – restrição à lactose, como explica a nutricionista.

Para quem quer apostar na pedida como uma aliada à saúde, Renata Guirau listou bons motivos para incluir ela no cardápio hoje mesmo:

  1. PODER ANTIOXIDANTE: sua vitamina A, torna a Ghee um alimento rejuvenescedor, que fortalece as defesas naturais do organismo, a saúde da pele, olhos e cabelo, e ainda previne o envelhecimento precoce. Além de proteger as células dos radicais livres e garantir efeito anti-inflamatório.

  2. AUXILIA NA DIGESTÃO: a manteiga clarificada estimula a produção adequada de sucos gástricos e tem mais fácil digestão do que a maioria das gorduras, por ser composta de moléculas de gorduras de composição química menor que a manteiga e margarina comuns.

  3. MEMÓRIA POTENTE: fonte de gorduras boas, ela favorece a saúde das células presentes no cérebro, o que potencializa a capacidade de memorização.

  4. CARDIO 100%: as gorduras de sua composição favorecem o equilíbrio dos níveis de colesterol e reduzem o risco de hipertensão ou doenças cardiovasculares.

  5. SABOR DIFERENCIADO: o sabor da manteiga clarificada é mais suave do que a manteiga comum, no entanto, bem parecido e com leve toque amendoado, o que a deixa ainda mais saborosa.

  6. VERSATILIDADE: Por ser de fonte natural, as manteigas clarificadas têm várias aplicações culinárias, e podem ser usada em diferentes preparos, como receitas grelhadas, assados (inclusive bolos e tortas) e até para fritar alimentos, uma vez que sua estrutura química suporta o calor necessário para frituras. Também pode ser usada em torradas e pães e para temperar saladas cruas e substituir principalmente, a margarina comum.

  7. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: graças às suas ações antioxidantes, rejuvenescedoras, digestivas e fortalecedoras, a manteiga também é muito utilizada em massagens, terapias e preparações medicinais.

  8. CONSUMO DIÁRIO: em excesso, todo alimento pode se tornar prejudicial, no entanto, a manteiga clarificada pode perfeitamente compor as refeições naturais e saudáveis, e se encaixa perfeitamente no termo do momento “comida limpa”, que significa livre de componentes industrializados.

  9. CONSISTÊNCIA IDEAL: sua consistência é o outro diferencial, quando falamos em propriedades sensoriais. De textura mais leve, ela combina também com preparações doces, como bolos, por exemplo.

  10. FÁCIL PREPARO: a Ghee é produzida a partir da manteiga comum e leva apenas alguns minutos de preparo no fogo (você confere a receita logo abaixo).

  11. FÁCIL CONSERVAÇÃO: sua conservação é simples, como os demais produtos da categoria. O ideal após abrir as embalagens, que geralmente são fechadas hermeticamente, é a conservação em geladeira, para garantia de que o produto não ficará rançoso, principalmente em dias quentes. Em potes bem fechados, de vidro, pode-se manter a manteiga fora da geladeira, em ambiente fresco. A média de validade fica em 1 mês fora da geladeira e até 3 meses armazenada sob refrigeração.

Aprenda receitas especiais:

Como preparar manteiga clarificada em casa:

INGREDIENTE

1 tablete de manteiga sem sal

MODO DE PREPARO

Leve a manteiga ao fogo médio em uma panela. A manteiga aquecida formará uma espuma na superfície, que logo abaixará. Quando formar a segunda espuma, aguarde 2 a 5 minutos e retire do fogo. Deixe esfriar e coe a manteiga, armazenando em um pote de vidro. Feche bem o recipiente e reserve em local fresco ou na geladeira.

DICA: você pode acrescentar ervas e pimentas logo ao final do preparo de manteiga clarificada caseira, formando um produto aromatizado que deixará seus pratos ainda mais saborosos!

Filé de frango com manteiga clarificada

INGREDIENTES

01 kg de filé de frango cortado finamente e levemente batido.

50 ml de manteiga clarificada.

Sal e pimenta do reino a gosto.

Suco de 1 limão.

2 colheres de sopa de água.

MODO DE PREPARO

Tempere os filés de frango com o suco de limão, água, sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe descansado por 2 horas na geladeira.

Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente os filés. Doure bem os dois lados até que fiquem cozidos, porém não muito secos. Sirva em seguida.

Nhoque grelhado na ghee

INGREDIENTES

300g de batata doce

300g de mandioquinha

1 xícara de fécula de batata (ou mais, até dar o ponto de enrolar)

4 colheres de sopa de manteiga clarificada

Orégano a gosto

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e cozinhe as batatas doces e as mandioquinhas, e faça um purê com os dois. Vá adicionando a fécula de batata até ficar em ponto de enrolar. Faça bolinhas em formato de nhoque. Em seguida, cozinhe em água fervendo até que os nhoques fiquem na superfície da água.

Em uma panela, aqueça a manteiga e aqueça os nhoques, mexendo delicadamente para que dourem a absorvam o sabor da manteiga.