Loading


Menu de fim de ano: bacalhau é opção mais leve e saborosa, da entrada ao prato principal

na categoria Imprensa, em
04 _ Bacalhau a bordo

O ano novo vem cheios de tradições e crenças! A mais comum: comer bacalhau durante o jantar de virada de ano. “Servir esse pescado na ceia de fim de ano simboliza abundância, na China, por exemplo, comer o peixe inteiro é indispensável para quem quer garantir um bom ano do começo ao fim”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Pra quem segue essa tradição, uma boa notícia: o peixe é leve, nutritivo, saudável, e versátil, podendo ser usado em pratos que vão desde a entrada até o prato principal.

Na rede Oba, o sucesso é a Salada de Bacalhau Oba Bem Querer, que é prática para acompanhar qualquer refeição do dia a dia, além disso, ainda é possível encontrar nas unidades da marca, o pescado em versões desfiado, lombo e dessalgado.

O bacalhau é um peixe magro, com baixo teor de gorduras, e rico em proteínas, sendo composto por até 40% desse nutriente. Além das proteínas, é uma boa fonte de cálcio (importante para ossos, dentes e músculos), ferro (prevenindo anemias) e vitaminas do complexo B (relacionadas ao metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras no nosso organismo). “A vantagem do bacalhau, em relação a outros pescados, é o sabor marcante e característico, aliado à versatilidade na hora do preparo, que vai desde bolinhos, a assados e receitas cremosas”, explica Renata.

Na hora da compra, ao escolher as bandejas, a dica é observar os pedações, pois, dependendo da forma de preparo, algumas partes podem ser melhor aproveitadas ou não. O peixe também deve estar seco, sem sinais de umidade, bolores e com a carne firme ao toque, sem desmanchar facilmente. Para conservar, o bacalhau deve estar salgado. Após a dessalga, o preparo deve imediato, podendo ficar na geladeira depois de preparado por até 3 dias, sem necessidade de congelar. Caso não seja possível consumir nesse tempo, o ideal é congelar, aumentando a validade para até 1 mês.

Na hora do preparo, a melhor forma para aproveitar todos os nutrientes é assar o peixe com azeite ou cozinhar, evitando sempre as receitas que exijam fritura. “Desfiado é uma excelente forma de preparo saudável do bacalhau, que é também muito versátil, e combina com uma salada fria ou até na versão quente como escondidinho”.

Para os acompanhamentos, as melhores pedidas são: azeites, azeitonas, cebola, batata, pimentas, que trazem sabor e ampliam os nutrientes presentes na refeição.

Dica da nutri: evite temperar a carne com produtos industrializados (caldos de carnes, por exemplo) e nunca use gorduras reutilizadas, como ocorre comumente para fritar alimentos.

Só vale ficar atento: como ele é conservado com sal, pessoas com hipertensão devem preferir preparos que levem a carne dessalgada. Para as crianças, prefira também a versão desfiada, que vem livre de espinhos.

Ah, e uma ótima bebida para harmonizar a carne nas festas de ano é o espumante. Em clima de celebração, a pedida da Adega Oba, é o rótulo italiano: Piera Martellozzo 075 Carati Millesimato Extra Dry, que traz aromas de maçã dourada, pera e toques de cítricos e toranja. Saboroso, elegante, e com acidez agradável. Excelente como aperitivo, pode também abrir e fechar as refeições. Perfeito importantes ocasiões de comemoração.

Vamos às receitas?

Maionese de bacalhau
Ingredientes:
2 xícaras de bacalhau desfiado
½ cebola picada
2 ovos cozidos picados
3 batatas cozidas picadas
½ cenoura picada em cubinhos
½ xícara de azeitonas pretas picadas
Sal, pimenta e azeite a gosto
200g de maionese
Barquinhas para rechear
Modo de preparo:
Misture tudo e recheie as barquinhas. Se desejar, salpique salsinha por cima. Leve à geladeira até o momento de servir. Opcional: servir sem as barquinhas!

Escondidinho de bacalhau

Ingredientes:

500g de bacalhau
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
150 ml de leite integral
150 ml de creme de leite
1 pão francês (molhado no leite)
50 ml de azeite
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau em fogo baixo até amolecer. Escorra a água, desfie os pedaços e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura, a cebola e refogue até que os vegetais amoleçam. Acrescente o bacalhau desfiado, o leite e o creme de leite.

Deixe cozinhar em média minutos.Acrescente o pão umedecido, mexendo até que ele se desmanche. Passe o conteúdo da panela para uma assadeira.Finalize com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Bolinho de bacalhau assado

Ingredientes:

300 g de bacalhau desfiado

50 ml de azeite

½ cenoura ralada bem fininha

1 cebola pequena picada

1 dente de alho

1 tomate médio picado

Purê de duas batatas doces médias

Cheiro verde a gosto

2 ovos

4 colheres (sopa) farinha de arroz

100 g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Refogue o alho e a cebola no azeite; acrescente o bacalhau já desfiado; Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar; Faça bolinhas, untem com azeite e leve ao forno por, em média, 30 minutos.

Bacalhau grelhado com legumes e especiarias

Bacalhau

Ingredientes

1 kg  bacalhau
25 mL azeite extravirgem
Modo de preparo:

Grelhe a bacalhau com o azeite; Reserve

Legumes grelhados

Ingredientes

  abobrinha italiana média
  berinjela pequena
  tomate médio (não muito maduro)
1 colher(es) de sopa de especiarias de sua escolha
50 ml  azeite extravirgem
20 ml  vinagre de vinho branco
Modo de preparo:

Corte os legumes em rodelas e grelhe com mais azeite na mesma panela do bacalhau.  

Molho

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
100 ml  suco de limão
1 cebola
1 pitada de  sal 

2  pimentas dedo de moça
Modo de preparo:

Pimenta do reino a gosto

Misture todos os ingredientes e acrescente ao bacalhau e aos legumes grelhados.