Banana Nanica: energia e saúde no verão – propriedades e receitas para você nunca mais deixar a fruta faltar em casa

na categoria Imprensa, em
1(1)

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, lista ótimos motivos para incluir o alimento na rotina e dá dicas saborosas de preparo

Versátil, doce e muito prática para ter sempre à mão! A banana é um dos alimentos mais apreciados no mundo todo, e já foi considerada a fruta mais consumida pelos brasileiros, não à toa. E, entre todos os tipos, o destaque é a Banana Nanica, uma opção nutritiva e saudável, principalmente para o verão.

Também conhecida como banana d’água e banana-anã, esse tipo da fruta tem polpa doce e bem macia, por isso mesmo, é tão utilizada nas sobremesas, como base de tortas e até em vitaminas.

Quer bons motivos para não deixar esse incrível alimento faltar em casa? Anote aí!

• Rica em potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e é fundamental para a contração muscular. A fruta também contribui na hora de repor as quantidades desse mineral no organismo, que é perdido no suor, sobretudo durante a estação mais quente do ano.
• Fonte de magnésio, importante para a regulação do sono, controla os eletrólitos no sangue e ajuda na saúde óssea e dentária.
• Contém carboidratos que ajudam a fornecer energia e fibras que ajudam na digestão e na saciedade.
• Por sua praticidade, é um ótimo lanche intermediário. Por seu teor de carboidratos, pode ser utilizada também como pré-treino, antes da prática de atividades físicas.
• Para algumas pessoas, a banana nanica pode ser indigesta. Se esse é o seu caso, basta aquecer a banana (até mesmo no microondas) e consumir em seguida. Fica uma delícia.

Confira as dicas e receitas que a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, separou!

Sorbet de banana
1 banana madura congelada
1 xícara de morangos congelados
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Se precisar, acrescente o mínimo de água ou leite integral. Divida em duas taças e sirva imediatamente.

Bolinho de caneca
1 banana nanica
1 ovo
1 col de chá de cacau em pó
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de sopa de amêndoas laminadas
1 col de café de fermento em pó

Modo de preparo: Amasse a banana e misture os demais ingredientes. Coloque em uma caneca e leve ao microondas por cerca de 3 minutos.

Docinho de amendoim
2 bananas maduras
4 col de sopa de coco ralado sem açúcar
2 colheres de sopa de pasta de amendoim

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a pasta de amendoim. Acrescente a banana amassada e o coco ralado. Cozinhe até formar uma massa que se solta do fundo da panela. Faça bolinhas e leve para gelar.

E, para quem quiser incluir a banana em receitas salgadas, a sugestão da nutricionista é servi-la assada com carnes.

Fica uma delícia!

©2019 Oba Hortifruti - Todos os direitos reservados.