Barriga lisa, já: ameixa ajuda a perder peso e diminuir o inchaço

na categoria Imprensa, em
Docinho-Fit2

Ela já é famosa por combater problemas intestinais e aliviar a prisão de ventre. Mas, a ameixa tem uma outra vantagem que vai te convencer a incluí-la na rotina alimentar de uma vez por todas: é uma boa aliada na hora de reduzir as medidas abdominais.

Em um último estudo realizado, a Universidade de Liverpool analisou um grupo de pessoas (entre homens e mulheres) obesas e com sobrepeso, que perderam alguns quilos e diminuíram centímetros na região da cintura após consumir a fruta.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o principal motivo que faz com que a ameixa seja uma opção saudável para quem deseja emagrecer e obter a tão sonhada barriga seca, é o fato do alimento possuir um valor significativo de fibras.

“O alto teor desse componente encontrado na polpa e na casca ajuda o trabalho do intestino e facilita as idas ao banheiro. O que, por sua vez, diminui o inchaço abdominal”, explica Renata.

As fibras presentes também promovem a sensação de saciedade, afastando a fome por mais tempo e evitando beliscos indevidos entre as refeições. Além disso, auxiliam no controle da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue. “Mas, é fundamental fazer um bom consumo de água para que as fibras possam exercer sua função”, salienta a profissional.

Se você tem dúvidas sobre qual a versão da fruta é melhor para ser consumida, saiba que tanto a ameixa fresca quando a seca são recomendadas para melhorar a saúde intestinal e compor a dieta. Ao optar pela versão seca, é importante verificar na embalagem se há a presença de açúcar, um vilão no combate à constipação e na missão de perder peso.

Por ser baixa em calorias – 1 ameixa média tem apenas cerca de 50 Kcal-, é um ótimo alimento para ser acrescentado como sobremesa ou então como parte de lanches intermediários. Contudo, vale mencionar que consumir a ameixa por si só não vai fazer milagres, é necessário manter uma alimentação equilibrada junto com a prática regular de exercícios físicos.

Rica em diferentes vitaminas e nutrientes, a fruta também contribui para o organismo como um todo: tem ação antioxidante, favorece a produção de colágeno, fortalece a imunidade e a saúde da pele, coração, músculos, ossos e dentes.

E, para quem deseja potencializar os benefícios, a dica da nutricionista é hidratar as ameixas em um recipiente com água filtrada por 10 minutos, e depois ingerir tanto as frutas quanto a água.

Docinho de Ameixa (sem açúcar)

Ingredientes
1 xícara de ameixa seca sem caroço
1 xícara de tâmaras secas sem caroço
½ xícara de coco ralado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Coco ralado para modelar

Preparo:
1) Bata a ameixa seca e a tâmara com a ajuda de um mixer, com o mínimo de água, até formar uma massa o mais homogênea possível.
2) Em uma panela, aqueça a manteiga e acrescente os demais ingredientes.
3) Cozinhe tudo até soltar da panela.
4) Espere esfriar e modele em bolinhas, use o coco ralado para empanar.

Picolé de ameixa com iogurte

Ingredientes
1 xícara de ameixas bem maduras picadas
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de mel
2 xícaras de iogurte natural

Preparo
1) Cozinhe em fogo baixo a ameixa, o suco de limão e o mel até formar uma geleia.
2) Misture o iogurte natural com a geleia de ameixa.
3) Coloque o conteúdo em forminhas de picolé e leve ao freezer até atingir consistência firme.

Vitamina vegana de ameixa

Ingredientes
250 mL de leite de amêndoas
1 banana nanica bem madura
3 ameixas secas sem caroço

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida!

©2019 Oba Hortifruti - Todos os direitos reservados.