DETOX PÓS NATAL: especialista indica cardápio de 5 dias para desinchar até o ano novo

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Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de como voltar à boa forma após os exageros da ceia e sugere um cardápio completo para os dias que antecedem a virada do ano

Não tem jeito: é realmente muito difícil resistir às típicas delícias natalinas no dia da ceia. Nessa época, o exagero é muito comum e o desespero para recuperar a boa forma após a comilança também. Mas, calma! Nem tudo está perdido! A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, mostra como desintoxicar o corpo a tempo para curtir o ano novo e indica um cardápio para os 5 dias que antecedem a virada. “O ideal é aproveitar o jantar comemorativo sem abusar. Dá para comer com prazer, até se sentir satisfeito e sem se preocupar com as calorias do cardápio. Entretanto, algumas ações podem ajudar a aliviar os desconfortos, inchaço e quilinhos a mais que podem incomodar quando comemos além da conta”, ressalta Renata. A principal dica da especialista é retomar a rotina habitual de alimentação, focando em consumir alimentos que possuem baixo valor calórico e também os que têm ação antioxidante e diurética. “Isso ajuda a reduzir a retenção de líquidos que os excessos da ceia de Natal podem causar”, explica a profissional. Entre as outras dicas da nutricionista, estão:

· Beber muita água, que ajuda a reduzir o inchaço, principalmente para quem ingere bebidas alcoólicas;

· Aumentar o consumo de vegetais de todos os tipos, especialmente os crus, pois fornecem fibras e têm ação diurética;

· Comer frutas, como as frutas vermelhas, o pêssego, a ameixa, a lichia, o limão, o maracujá, uvas e as laranjas, que possuem alto poder antioxidante;

· Comer carnes magras e preparadas sem adição de grandes quantidades de gorduras;

· Praticar atividades físicas diariamente;

· Dormir em horários regulares e em quantidade suficiente;

· Evitar bebidas alcoólicas e doces.

 

E, para ajudar a manter o foco nos 5 dias entre o Natal e o ano novo, Renata Guirau montou um cardápio detox. Confira!

 

CARDÁPIO DIA 1

CAFÉ DA MANHÃ: Ovos mexidos + café sem açúcar.

LANCHE: Uvas.

ALMOÇO: Arroz integral + abobrinha + sobrecoxa de frango assada + salada de folhas.

LANCHE: Iogurte natural com aveia.

JANTAR: Filé de peixe grelhado + salada de folhas com cenoura ralada.

 

DIA 2

CAFÉ DA MANHÃ: Tapioca com queijo + café sem açúcar.

LANCHE: Mexerica.

ALMOÇO: Batata doce assada + brócolis + carne bovina assada + salada de folhas.

LANCHE: Maçã + castanha do Pará.

JANTAR: Omelete com espinafre + salada de folhas com pepino.

 

DIA 3

CAFÉ DA MANHÃ: Biscoito de arroz com pasta de amendoim + café sem açúcar.

LANCHE: Lichia.

ALMOÇO: Mandioca cozida + cenoura cozida + carne de panela + salada de folhas.

LANCHE: Palitinhos de cenoura temperados com azeite e orégano.

JANTAR: Salada de folhas com queijo coalho grelhado.

 

DIA 4

CAFÉ DA MANHÃ: Pão integral com queijo + café sem açúcar.

LANCHE: Cerejas.

ALMOÇO: Mandioquinha cozida no vapor + couve refogada + filé de peixe assado + salada de folhas.

LANCHE: Cubinhos de queijo magro temperados com azeite.

JANTAR: Filé de frango grelhado + salada de folhas com beterraba ralada.

 

DIA 5

CAFÉ DA MANHÃ: Cuscuz com ovo mexido + café sem açúcar.

LANCHE: Ameixa.

ALMOÇO: Batata assada + couve-flor refogada + bife acebolado + salada de folhas.

LANCHE: Banana com pasta de amendoim.

JANTAR: Salmão grelhado + salada de folhas com tomate cereja.

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