Enjoos, constipação intestinal e cãibras: substâncias presentes na fruta diminuem incômodos comuns no período da gestação

Veja os benefícios da melancia para as grávidas e confira receitas propostas por Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti

Suculenta, saborosa, e muito refrescante. A melancia é um alimento importante para compor a dieta em todas as etapas da vida, por fornecer diferentes nutrientes e vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Mas, para as grávidas, a fruta pode trazer benefícios ainda mais gostosos!

A começar pelo seu alto teor de água – cerca de 90% da composição-, que ajuda as futuras mamães e se manterem hidratadas, e diminui a sensação de inchaço. Junto a isso, o açúcar presente na melancia atua aliviando os sintomas dos terríveis enjoos matinais, e controlando a vontade de ingerir outros alimentos açucarados.

“A fruta é uma grande aliada para reduzir os episódios de cãibras que muitas gestantes apresentam, por ser uma boa fonte de potássio”, comenta Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Esse componente também é essencial para manter a saúde do coração e muscular em dia.

Outra vantagem é que a melancia é rica em vitamina C, antioxidante que fortalece a imunidade e estimula a produção natural de colágeno. Ademais, ela possui propriedades que melhoram a absorção do ferro no organismo, prevenindo o aparecimento de anemias, problema bastante comum entre as grávidas.

Para as que sofrem com constipação intestinal, a fruta também é indicada por ser fonte de fibras, o que colabora com o funcionamento do intestino, e provoca sensação de saciedade. Em vista disso, motivos não faltam para as mamães que ainda estão no processo de gestação considerem incluir a fruta no cardápio.