Guia do figo: Quais os tipos, benefícios e como consumir no dia a dia

na categoria Imprensa, em
Fresh figs on black stone background

Há quem diga que figo é um fruto que quem gosta, AMA. E, quando o assunto é saúde + nutrição, ele entra pra lista de queridinhos. Pra quem é apaixonado ou pra quem quer provar essa delícia, Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti, explica tudo sobre ele e dá dicas de receitinhas irresistíveis.

Derivado da figueira, o figo pode ser do tipo verde, preto, roxo, amarelo, vermelho, marrom ou esbranquiçado, de acordo com a variedade. De polpa

bem carnuda e suculenta, também são macios quando maduros, deliciosos e altamente energéticos, pois são ricos em açúcar. Quando verdes, é comum que sejam utilizados no preparo de doces em calda ou caramelizados.

A lista de benefícios é grande! Rico em vitaminas A, B1, B2, C e K, o figo possui muitos minerais em sua composição, como ferro, fósforo, sódio, magnésio, cálcio e potássio. Além disso, o produto natural é conhecido pelas grandes quantidades de fibras que possui e por sua ação antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento precoce e combater o câncer. Boa notícia para os diabéticos também, pois ele reduz a necessidade de insulina no organismo; e ainda pode ser usado no combate ao mau colesterol.

Atenção apenas para quem tem problemas nos rins – neste caso, vale consultar um médico, pois eles contêm oxalatos, uma substância natural que pode ser danosa quando acumulada no sangue. Os rins normalmente filtram essa substância, mas rins pouco saudáveis podem não conseguir completar o processo.

Na hora do consumo, vale a criatividade: seja nas saladas, lanches ou como sobremesa, a dica é se deliciar. O sabor do figo cai super bem com aquela irresistível salada de folhas, com queijos, presuntos, frios em geral e até castanhas – também podem ser feito chips dos figos, já imaginou que delícia?

Para identificar o ponto certo na hora da compra, uma dica é olhar pra sua casca. Quando não estão maduros apresentam uma casca esverdeada, já os mais maduros, tem a casca roxinha. Se você busca por uma fruta que vai ser consumida rapidamente, durante a semana, basta escolher o figo de casca mais roxeada, pois já está maduro o suficiente para ser ingerido in natura ou em diferentes receitas.

Atenção também para as marcas e consistência. Geralmente, os figos possuem uma casca macia – se ela estiver se desmanchando ou se quando for pressionada afundar com muita facilidade, são maus sinais. Rachaduras e manchas mais escuras também servem de alerta para o consumidor, que devem optar pelas cascas mais lisas possíveis.

 

ANOTE AS RECEITAS:

Salada de Rúcula e Figo
Ingredientes:
1 maço de rúcula
2 figos
200 g de presunto cru
Um punhadinho de nozes para o molho
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de vinagre balsâmico
1/2 xícara de geleia de morango (de preferência uma não muito doce)

Modo de preparo: Pique os figos em fatias. Distribua em pratos as folhas lavadas de rúcula (se quiser pode usar outras folhas junto, como alface, tudo be). Cubra com o figo e fatias de presunto cru. Para o molho: misture tudo muito bem. Quem quiser, pode colocar sal na mistura também. Regue com molho e com nozes destroçadas com a mão. Sirva a seguir.

Espetinhos de Figo Assado com Mel, Presunto Cru, Mozzarella e Rúcula (rende 8 espetinhos)

Ingredientes:
4 figos maduros
8 bolinhas de mozzarella de búfala
8 fatias de presunto cru
8 folhas de rúcula sem os talos
4 colheres de sopa de mel
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de creme balsâmico (ou se você não tiver, misture 1 colher de sopa de vinagre balsâmico com 1 colher de sopa de mel)
8 palitinhos de madeira

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 180º. Lave bem os figos e corte-os ao meio. Disponha-os num refratário ou assadeira levemente untada e regue com o mel. Depois, polvilhe o açúcar mascavo sobre os figos e leve ao forno por 20 a 30 minutos. Monte os palitinhos espetando primeiro uma metade de figo em cada um deles, depois a folha de rúcula dobrada em 3, depois a fatia de presunto cru enroladinha e, por fim, a mozzarella. Arrume os palitinhos em uma travessa pequena e regue cada um deles com um pouquinho do creme balsâmico ou com a mistura de balsâmico e mel. Sirva e se delicie.

©2019 Oba Hortifruti - Todos os direitos reservados.