Muito além das academias: suplementos podem garantir saúde e bem-estar em todas as idade

na categoria Imprensa, em
Kv-Suplemento-Alimentar---Mulher

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica como os suplementos, muito usados pelos esportistas, contribuem com a saúde

Idosos e crianças também podem usufruir dos benefícios, desde que haja orientação de um profissional

A última pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) não nega: os suplementos são, sim, os queridinhos dos frequentadores de academia, estando presentes na rotina alimentar de 54% dos entrevistados. Mas, se engana quem pensa que só os esportistas podem usufruir dos benefícios dessa categoria de produtos. Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, qualquer pessoa pode aproveitar das vantagens do uso dos suplementos, independente da prática esportiva. Contudo, é necessário a avaliação profissional para entender a real indicação da suplementação, bem como a segurança do uso. Quando inseridos adequadamente na dieta de uma pessoa, esses produtos podem ajudar no aporte de vitaminas que às vezes não é obtido somente com os alimentos. “As proteínas, por exemplo, podem ser recomendada para idosos, que frequentemente têm o consumo proteico baixo nessa faixa etária”, cita a profissional. “Já para crianças, é possível acrescentar componentes para enriquecer a dieta, como proteínas, ômega-3 e até mesmo carboidratos”, exemplifica Renata. A suplementação também favorece o tratamento de algumas doenças, como a sarcopenia, que pode ser tratada com o uso de creatina, ou hipercalóricos, para patologias que favorecem a perda acentuada de peso. Tudo vai depender da necessidade de cada pessoa, que varia de acordo com a idade, sexo e condição de saúde. “Por isso, a orientação de um profissional de saúde é extremamente necessária antes de comprar qualquer tipo de suplemento”, ressalta Renata.

Como inserir os suplementos na rotina de maneira saudável?

Se houver a indicação de suplementação, deve-se organizar a rotina alimentar para incluir os componentes necessários sem atrapalhar o consumo dos alimentos. Os horário e quantidades irão variar de pessoa para pessoa. O consumo inadequado de suplementos pode aparecer na forma de excesso de nutrientes, o que, por sua vez, causa sobrecarga hepática ou renal. Ou ainda, é possível a intoxicação do organismo por demasia de vitaminas ou minerais.

Contudo, no caso de pessoas que possuem alguma patologia ou que fazem uso de alguma medicação, os cuidados devem ser redobrados, pois os suplementos podem ajudar ou piorar a condição de saúde.

©2019 Oba Hortifruti - Todos os direitos reservados.