Loading

Carré de cordeiro ao molho Malbec

na categoria Carnes, por em
carre-de-cordeiro-ao-molho-malbec

Modo de Preparo

Descasque as batatas, depois de cozidas em ponto “al dente”, e as tempere com azeite, sal grosso, tomilho e alecrim. Asse em uma forma antiaderente em fogo alto por cerca de 30 minutos.

Tempere a carne de cordeiro (inclusive a do molho) com sal, um pouco do tomilho fresco e pimenta-do-reino, massageando a carne para que ela absorva os temperos e permaneça macia. Reserve.

Enquanto isso, misture em uma caçarola a cenoura ralada, as cebolas , o salsão picado e o tomate pelado depois de processado em liquidificador. Adicione o vinho ao molho de tomates e reduza de modo a evaporar um pouco do álcool.

Doure o “mirepoix” e, em seguida, acrescente os tomates processados e cozinhe até obter um molho espesso (quanto mais escuro e grosso melhor).

Em outra panela, coloque o caldo de carne, a carne para o molho e cozinhe em fogo brando até reduzir o líquido pela metade.

Coe os molhos (eliminando as partes sólidas), inclusive dispense a carne.

Em seguida, misture os dois molhos de tomate e o vinho, reduzindo até que o molho resultante ficar bem encorpado. Corrija o sal. Se o molho engrossar muito, acrescente mais vinho.

Aqueça uma sauteuse sem óleo no fogo forte por 1 minuto.

Unte os carrés com azeite.

Diminua o fogo e sele a carne nesta sauteuse de forma que conserve a sua umidade por dentro e fique bem dourada por fora.

Vire os carrés (sem mexer muito e evitando apertá-las) para que dourem por igual. Reserve fora da panela em uma assadeira.

Acrescente metade do molho nesta assadeira e termine de assar as costelas no ponto desejado em fogo alto por aproximadamente 10 minutos ou até que fique rosado por dentro e dourado por fora.

Para uma apresentação clássica, limpe bem os ossos do carré, retirando o excesso de gordura com a ajuda de uma faca afiada e dividindo as costelas em duas partes.