Medalhão ao Molho de Laranja e Mel com Risoto de Presunto Parma e Rúcula

na categoria Suínos, por em

Modo de Preparo

Medalhão: abra um filme plástico em uma bancada, coloque o filé-mignon em uma extremidade e enrole a peça, pressionando bem para formar um cilindro. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Corte a peça em medalhões e retire o filme plástico.

Risoto: aqueça o caldo de legumes. Em outra panela, leve o azeite ao fogo médio e refogue a cebola até ficar translúcida. Adicione o alho e, quando começar a dourar, acrescente o arroz e refogue até os grãos ficarem bem brilhantes e envoltos no azeite. Adicione o vinho branco e mexa bem até todo o álcool evaporar. Coloque o caldo aquecido aos poucos, mexendo de tempo em tempos (quando estiver secando, adicione mais). Deixe cozinhar por aproximadamente 18 minutos até o arroz estar cozido (translúcido por fora e opaco no centro), mantendo a textura al dente.

Enquanto o risoto cozinha, continue preparando os medalhões: pincele mel em todos os pedaços e salpique sal e pimenta-do-reino. Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione as folhas de sálvia e doure todos os lados dos medalhões.
Retire-os e despeje o suco de laranja na frigideira, mexendo bem para soltar o fundo da panela. Deixe ferver por 5 minutos, acrescente o amido dissolvido na água e mexa até começar a engrossar. Acrescente os medalhões ao molho e cozinhe por 5 minutos.

Finalização: acrescente o queijo ralado ao risoto, misture até ficar homogêneo e desligue o fogo. Em seguida, incorpore a manteiga e adicione sal e pimenta. Coloque o risoto nos pratos e distribua por cima a muçarela de búfala, o presunto e a rúcula. Sirva com os medalhões.

Dica: para o preparo do caldo de legumes, pique grosseiramente ½ cebola, 2 dentes de alho, ½ alho-poró pequeno, ½ cenoura média e coloque em uma panela média com 1 ½ litro de água e 1 folha de louro. Deixe em fogo baixo por pelo menos 30 minutos.

©2019 Oba Hortifruti - Todos os direitos reservados.