5 dicas de autocuidado para ter mais bem-estar na sua rotina

14 de abril de 2021

5 dicas de autocuidado para ter mais bem-estar na sua rotina

14 de abril de 2021

14 de abril de 2021



Tão importante quanto cuidar da sua saúde é cuidar da sua beleza também, concorda? Cuidados de fora para dentro fazem bem não só para sua estética, mas também para sua alma. Não é à toa que o autocuidado vem ganhando força e se mostrado uma importante ferramenta para ajudar a encarar com mais leveza os dias de isolamento social durante a pandemia. Ao cuidar de si mesmo, você eleva sua autoestima e promove o seu bem-estar.

Com simples atitudes, você pode demonstrar o amor que sente por si mesmo. Por isso selecionamos 5 dicas de autocuidado para você ter mais qualidade de vida. Confira:

Priorize sua alimentação e hidratação

Muitas vezes, numa rotina agitada, a alimentação acaba não sendo priorizada como você gostaria. Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para fornecer os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. É muito importante, na medida do possível, reduzir alimentos industrializados e aumentar o consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras, grãos e legumes que contam com vitaminas, minerais e fibras que trabalham em prol da nossa saúde. Os suplementos, desde que ministrados por um profissional de saúde capacitado, podem ajudar a repor as vitaminas que não são ingeridas.

A hidratação também é fundamental para ajudar a eliminar as toxinas, hidratar a pele e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ingerir bastante água ajuda as fibras dos alimentos a desempenharem seu papel, contribuindo assim para o bom funcionamento do sistema digestivo. Quem não tem o hábito de beber água pode colocar uma alarme no celular, usar um aplicativo ou até mesmo apostar em bebidas refrescantes como sucos e águas saborizadas, como um caminho para passar a ingerir mais líquidos e aos poucos incorporar à sua rotina o hábito de beber água.

Cuide da sua pele e dos seus cabelos

Cuidar da saúde dos cabelos e da pele é um grande gesto de autocuidado. Você merece ter suas madeixas bem cuidadas e a pele hidratada, não é mesmo? Por isso, é tão importante tanto a ingestão de alimentos saudáveis que vão contribuir para sua beleza quanto o uso de produtos de qualidade para cuidar dos fios e da pele, que é o maior órgão do corpo humano. Isso pode ser feito de várias maneiras. Tudo vai depender do que se encaixa dentro da sua rotina e te faz bem.

Cuidar dos cabelos e manter a pele saudável e bonita é possível, mesmo dentro de uma rotina corrida, pois não precisa, necessariamente, tomar muito seu tempo. Durante o banho, o uso de um shampoo e um condicionador de qualidade vão contribuir para fortalecer, reparar e hidratar seus fios. Depois do banho, com alguns minutinhos, você consegue hidratar seu corpo, o que vai trazer aquela sensação gostosa de bem-estar. Com um pouco mais de tempo, você pode fazer uma automassagem e, naquele momento só seu, uma opção é fazer um mini SPA em casa, combinando todas estas sugestões.

Tanto na hora de cuidar das madeixas quanto da pele, produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo e de pele são essenciais. Mas onde encontrar estes produtos? Para facilitar seu dia a dia, o Oba Hortifruti está disponibilizando uma linha de Beauty Care com produtos de alta qualidade das marcas Orgânica, Luminus e Cris Dios. Em todas as lojas da rede, é possível encontrar shampoos, condicionadores, cremes, sabonetes e vitaminas, ou seja, uma linha com produtos muito especiais que vão te ajudar no seu autocuidado.

Coloque seu corpo em movimento

É muito importante incluir a prática regular de uma atividade física no seu dia a dia, pois durante a prática de exercícios, o organismo produz hormônios, tais como adrenalina, endorfina, serotonina, que contribuem para saúde como um todo. Os benefícios vão além da aparência física, eles ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, produzem a sensação de bem-estar, aumentam nossa disposição física e mental, melhoram a qualidade do nosso sono, entre tantos outros benefícios.

Por isso encontre a atividade física que melhor se adequa à sua rotina, seu ambiente e que te dê prazer. Vale sair para caminhar, correr, pedalar, fazer exercícios funcionais, alongamento, dançar, praticar yoga… O que importa é exercitar o seu corpo!

Exercite sua mente

Mantenha sua mente sempre ativa. Esta necessidade fica ainda mais evidente após a terceira idade, mas ela é importante em todas as faixas etárias. Inúmeras atividades podem ser feitas para exercitar sua mente, tudo vai depender do seu tempo e preferência. Dedicar um tempo para leitura de um livro, além de ajudar a relaxar, contribui para o desenvolvimento intelectual, pensamento crítico e estimula sua criatividade.

Ler livros não é muito seu forte? Invista no aprendizado de algo novo, faça um curso on-line ou até mesmo ensine algo que você aprendeu. Gosta de cozinhar? Crie novas receitas e provoque seus sentidos. Tem habilidades manuais? Coloque a mão na massa e faça você mesmo artesanatos ou reaproveite objetos. Procure ver o mundo ao seu redor com outros olhos: mude seu trajeto, vá a lugares novos, experimente fazer as mesmas coisas de outras maneiras. Provoque-se, experimente!

Tenha um momento só seu

Tão importante quanto cuidar da sua saúde física e mental é cuidar da sua saúde emocional. Quando você fica ansioso e estressado, seu organismo produz uma quantidade maior de cortisol, que pode resultar em uma pele com acnes, inflamações, opaca e flácida. Com a imunidade baixa, você fica mais propenso a contrair outras doenças. Portanto, é fundamental pensar no seu bem-estar e achar uma brecha no seu tempo, mesmo dentro de um dia a dia corrido.

A sugestão é você tentar reservar um tempinho só para você. Se for o caso, marque um “date” consigo mesmo e reserve um horário na sua agenda para cuidar de si. Experimente ficar este tempo longe do celular e procure ler um livro, meditar, ouvir música, dançar, preparar uma refeição saborosa… Vale também fazer um mini SPA, em seguida colocar uma roupa confortável e fazer uma refeição saudável. Enfim, são muitas possibilidades.

Procure fazer neste tempo algo que realmente te deixe feliz e bem consigo mesmo. Independente se for cinco minutinhos, um período ou um dia inteiro, o tempo não importa, o que importa é que seja um momento só seu investindo no seu bem-estar.

Tão importante quanto cuidar da sua saúde é cuidar da sua beleza também, concorda? Cuidados de fora para dentro fazem bem não só para sua estética, mas também para sua alma. Não é à toa que o autocuidado vem ganhando força e se mostrado uma importante ferramenta para ajudar a encarar com mais leveza os dias de isolamento social durante a pandemia. Ao cuidar de si mesmo, você eleva sua autoestima e promove o seu bem-estar.

Com simples atitudes, você pode demonstrar o amor que sente por si mesmo. Por isso selecionamos 5 dicas de autocuidado para você ter mais qualidade de vida. Confira:

Priorize sua alimentação e hidratação

Muitas vezes, numa rotina agitada, a alimentação acaba não sendo priorizada como você gostaria. Uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para fornecer os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. É muito importante, na medida do possível, reduzir alimentos industrializados e aumentar o consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras, grãos e legumes que contam com vitaminas, minerais e fibras que trabalham em prol da nossa saúde. Os suplementos, desde que ministrados por um profissional de saúde capacitado, podem ajudar a repor as vitaminas que não são ingeridas.

A hidratação também é fundamental para ajudar a eliminar as toxinas, hidratar a pele e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ingerir bastante água ajuda as fibras dos alimentos a desempenharem seu papel, contribuindo assim para o bom funcionamento do sistema digestivo. Quem não tem o hábito de beber água pode colocar uma alarme no celular, usar um aplicativo ou até mesmo apostar em bebidas refrescantes como sucos e águas saborizadas, como um caminho para passar a ingerir mais líquidos e aos poucos incorporar à sua rotina o hábito de beber água.

Cuide da sua pele e dos seus cabelos

Cuidar da saúde dos cabelos e da pele é um grande gesto de autocuidado. Você merece ter suas madeixas bem cuidadas e a pele hidratada, não é mesmo? Por isso, é tão importante tanto a ingestão de alimentos saudáveis que vão contribuir para sua beleza quanto o uso de produtos de qualidade para cuidar dos fios e da pele, que é o maior órgão do corpo humano. Isso pode ser feito de várias maneiras. Tudo vai depender do que se encaixa dentro da sua rotina e te faz bem.

Cuidar dos cabelos e manter a pele saudável e bonita é possível, mesmo dentro de uma rotina corrida, pois não precisa, necessariamente, tomar muito seu tempo. Durante o banho, o uso de um shampoo e um condicionador de qualidade vão contribuir para fortalecer, reparar e hidratar seus fios. Depois do banho, com alguns minutinhos, você consegue hidratar seu corpo, o que vai trazer aquela sensação gostosa de bem-estar. Com um pouco mais de tempo, você pode fazer uma automassagem e, naquele momento só seu, uma opção é fazer um mini SPA em casa, combinando todas estas sugestões.

Tanto na hora de cuidar das madeixas quanto da pele, produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo e de pele são essenciais. Mas onde encontrar estes produtos? Para facilitar seu dia a dia, o Oba Hortifruti está disponibilizando uma linha de Beauty Care com produtos de alta qualidade das marcas Orgânica, Luminus e Cris Dios. Em todas as lojas da rede, é possível encontrar shampoos, condicionadores, cremes, sabonetes e vitaminas, ou seja, uma linha com produtos muito especiais que vão te ajudar no seu autocuidado.

Coloque seu corpo em movimento

É muito importante incluir a prática regular de uma atividade física no seu dia a dia, pois durante a prática de exercícios, o organismo produz hormônios, tais como adrenalina, endorfina, serotonina, que contribuem para saúde como um todo. Os benefícios vão além da aparência física, eles ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, produzem a sensação de bem-estar, aumentam nossa disposição física e mental, melhoram a qualidade do nosso sono, entre tantos outros benefícios.

Por isso encontre a atividade física que melhor se adequa à sua rotina, seu ambiente e que te dê prazer. Vale sair para caminhar, correr, pedalar, fazer exercícios funcionais, alongamento, dançar, praticar yoga… O que importa é exercitar o seu corpo!

Exercite sua mente

Mantenha sua mente sempre ativa. Esta necessidade fica ainda mais evidente após a terceira idade, mas ela é importante em todas as faixas etárias. Inúmeras atividades podem ser feitas para exercitar sua mente, tudo vai depender do seu tempo e preferência. Dedicar um tempo para leitura de um livro, além de ajudar a relaxar, contribui para o desenvolvimento intelectual, pensamento crítico e estimula sua criatividade.

Ler livros não é muito seu forte? Invista no aprendizado de algo novo, faça um curso on-line ou até mesmo ensine algo que você aprendeu. Gosta de cozinhar? Crie novas receitas e provoque seus sentidos. Tem habilidades manuais? Coloque a mão na massa e faça você mesmo artesanatos ou reaproveite objetos. Procure ver o mundo ao seu redor com outros olhos: mude seu trajeto, vá a lugares novos, experimente fazer as mesmas coisas de outras maneiras. Provoque-se, experimente!

Tenha um momento só seu

Tão importante quanto cuidar da sua saúde física e mental é cuidar da sua saúde emocional. Quando você fica ansioso e estressado, seu organismo produz uma quantidade maior de cortisol, que pode resultar em uma pele com acnes, inflamações, opaca e flácida. Com a imunidade baixa, você fica mais propenso a contrair outras doenças. Portanto, é fundamental pensar no seu bem-estar e achar uma brecha no seu tempo, mesmo dentro de um dia a dia corrido.

A sugestão é você tentar reservar um tempinho só para você. Se for o caso, marque um “date” consigo mesmo e reserve um horário na sua agenda para cuidar de si. Experimente ficar este tempo longe do celular e procure ler um livro, meditar, ouvir música, dançar, preparar uma refeição saborosa… Vale também fazer um mini SPA, em seguida colocar uma roupa confortável e fazer uma refeição saudável. Enfim, são muitas possibilidades.

Procure fazer neste tempo algo que realmente te deixe feliz e bem consigo mesmo. Independente se for cinco minutinhos, um período ou um dia inteiro, o tempo não importa, o que importa é que seja um momento só seu investindo no seu bem-estar.

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