Postado 12 de julho de 2022 em Destaque por Daniel Lombardi
Quando o assunto é harmonizar queijos e vinhos, existem algumas formas de tornar a experiência ainda mais especial. E para você aproveitar essa combinação tão clássica, o Oba preparou 5 dicas que deixam tudo ainda mais gostoso.
Então, se você não sabe por onde começar ou tem dúvidas para montar sua tábua de queijos e vinhos, aproveite!
Um dos grandes segredos para harmonizar queijos e vinhos é levar em consideração a intensidade. Isso significa descobrir as melhores maneiras de combinar os diferentes sabores de queijo.
Queijos frescos e macios, por exemplo, podem ser harmonizados com vinhos de corpo leve, como os rosés e brancos. Assim, os sabores se complementam suavemente.
Já queijos de sabor mais intenso pedem vinhos com sabor igualmente marcante, como os tintos.
Além de considerar a intensidade dos queijos, é interessante propor um contraste de sabores. Para deixar tudo mais fácil, imagine como um queijo mais salgado, como o gorgonzola, ficaria ainda mais gostoso com um vinho de sobremesa.
Doce na medida certa, esse tipo de bebida costuma ser mais concentrado e marcante, com um teor alcoólico mais relevante. Do mesmo modo, queijos duros como o parmesão e o pecorino, com sabor forte, pedem vinhos encorpados, como Bordeaux ou Merlot.
Os queijos frescos estão muito presentes nas mesas brasileiras, como o queijo de cabra, a muçarela de búfala e o famoso queijo minas frescal. Além disso, o cottage e a ricota também são opções populares para uma tábua de frios ainda mais equilibrada.
Para acompanhar a leveza e o sabor suave desses queijos, a recomendação é harmonizá-los com vinhos brancos. As uvas Sauvignon Blanc e a Moscatel são bons exemplos.
Os queijos amarelos, com sabor intenso e forte coloração, são ótimos para acompanhar um bom vinho. Alguns exemplos dessas estrelas da tábua de frios são o provolone e o gouda. Outras opções são o emmental e o estepe, que possuem massa semidura e os famosos buraquinhos.
Todos eles vão muito bem com vinhos encorpados e tintos, como o Cabernet Sauvignon e o Malbec.
Na hora de harmonizar queijos e vinhos, variações como Brie e Camembert são opções diferenciadas e deliciosas. Chamados de queijos moles ou macios, eles passam por um período de maturação curto.
De sabor suave, eles pedem vinhos que acompanham a experiência, como os tintos de corpo leve. Por isso, é bom escolher um bom Pinot Noir para acompanhar seu queijo macio favorito. E que tal uma crostata para acompanhar?
Para deixar suas harmonizações de queijos e vinhos ainda mais gostosas, aproveite as ofertas exclusivas do Festival de Inverno Oba. Com descontos especiais, é superprático preparar uma tábua de frios para celebrar os melhores momentos.
É simples levar vinhos selecionados por sommeliers e que agradam a todos os paladares, basta correr até uma unidade perto de você. Se preferir, você também pode comprar tudo que precisar sem complicações no aplicativo (Android ou iOS).