Postado 16 de novembro de 2023 em Destaque por Fillipe Silva
O bacalhau é versátil e pode ser preparado de muitas maneiras: assado, grelhado, como ingrediente de um bolinho, usado na salada ou no escondidinho. Para você que ama o peixe, uma receita clássica é o “Bacalhau à Lagareiro”, que não pode faltar aí no seu repertório. A palavra “lagareiro” remete a quem trabalha em um lagar, uma oficina com aparelhos que espremem uvas, azeitonas, tornando-as líquidas, ou seja, onde é produzido o azeite.
Em tempos remotos, o bacalhau era preparado pelos lagareiros junto de batatas ao murro, temperado com alho e regado com muito azeite. Com isso, você já sabe que além do bacalhau e das batatas, o azeite é o outro grande ingrediente desta receita que não só pode, como deve ser usado em abundância.
Principalmente, porque não é de hoje que o azeite é conhecido por todos os seus benefícios à saúde. Não é por menos que ele é chamado de “ouro líquido” pelos mediterrâneos. O óleo extraído da azeitona é consumido há séculos e tem propriedades antioxidantes. Além de ômega 9, gorduras monoinsaturadas, vitaminas E, A e K e minerais como potássio, magnésio e ferro.
O azeite é um ótimo exemplo de que nem toda gordura é maléfica ao organismo. Você já deve saber que há tipos diferentes de azeite para consumo. Em dúvida sobre qual escolher? Aposte nos Azeites Oba Bem Querer, uma linha de azeites extravirgens importados que, além de oferecer todos os benefícios à saúde, vai agregar muito sabor às suas receitas.
Por falar em receita, esta aqui é uma versão mais saborosa, pois, ao invés de batatas ao murro, leva batatas sauté. Prática e fácil de preparar, a batata sauté é um clássico da culinária francesa, daqueles que você prepara sem medo de errar.
Outro diferencial desta receita, que a deixa ainda melhor, é a farofa de pão. Para prepará-la, você pode utilizar aquele pão amanhecido que, ao ser temperado com azeite e alho, ganha um sabor todo especial. Colocada por cima do bacalhau, ela o deixa deliciosamente mais crocante.
Se quiser, você pode incrementar a farofa com cebola, cenoura e cheiro-verde. Fica ainda melhor. Com todas estas informações em mente, você já deve estar morrendo de curiosidade sobre como preparar esta deliciosa receita. Confira:
600 g de Lombo de Bacalhau Obacalhau
1 cebola grande
6 azeitonas pretas
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
180 ml de Azeite de Oliva Oba Bem Querer
100 g de farelo de pão 3 dentes de alho, sendo 2 inteiros e 1 picado
5 batatas sauté
1 colher de manteiga
½ xícara de cheiro-verde Sal e pimenta a gosto
Prepare o farelo de pão em uma frigideira com o azeite e o dente de alho picado. Deixe ficar sequinho, mas não torrado, formando uma farofa. Tempere com sal e reserve. Descasque as batatas e corte-as em rodelas grandes.
Em uma panela, coloque a água para ferver e sal. Acrescente as batatas e deixe-as cozinhar por cerca de 6 minutos. É importante que elas fiquem cozidas, porém firmes. Retire do fogo, escorra a água e deixe secar alguns minutinhos.
Em uma frigideira, derreta 1 colher de manteiga e salteie as batatas de modo que fiquem douradas dos dois lados. Acerte o sal e acrescente salsinha. Em uma fôrma, disponha o lombo de bacalhau, os pimentões, as batatas sauté, a cebola e os dois dentes de alho. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos até ficar dourado. Retire os legumes e temperos da fôrma, deixando apenas o bacalhau.
Cubra o peixe com a farofa de farelo de pão e leve ao forno por mais 5 minutos. Monte o prato com as batatas embaixo e os acompanhamentos dispostos em uma quantidade conforme sua preferência e o bacalhau por cima. Regue com azeite a gosto. Sirva em temperatura ambiente ou mantenha na geladeira até a hora de servir. Decore com folhas de salsinha e hortelã.
Leve tudo o que precisar no Oba mais perto de você! Se preferir, faça suas compras no aplicativo (Android ou iOS) ou na loja virtual.